Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Brigadeiro" de Frutas Secas

Que delícia de brigadeiro! Fiz em homenagem ao meu pai que tem diabetes, sabe por que? Porque não vai nada de açúcar na receita! Além de "diet" é muito nutritivo! E cá entre nós, faz um bem danado para o intestino!
Vamos à receita!

Ingredientes

1 xíc. de  castanha do pará, ou amêndoas picados
1 xíc. de tâmaras ou de ameixa preta s/ caroço
1 xíc. de uva-passa
1 xíc de farelo de aveia
1 xíc de coco ralado (opcional)
cacau em pó, ou coco, ou gergelim para polvilhar

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou em um processador, bater até obter uma massa homogênea. Fazer bolinhas com as mãos e se quiser passar o brigadeiro no cacau em pó, ou gergelim. Use sua criatividade! Simples, nutritivo e sem adição de açúcar!



Biju ou Tapioca

Consegui esta receita em um programa de TV por um Chef que é apaixonada pela comida típica brasileira, e como sabemos muitos dos pratos da nossa culinária vai carne, mas esse biju, ou comumente conhecido como tapioca, é bem vegano!
Ah, boa pedida para as pessoas que tem dieta com restrição de Glúten.
Vamos aos ingredientes!

Ingredientes:

300g de polvilho doce
20ml de água
recheio ao gosto do freguês!

Modo de fazer:
Coloque o polvilho doce em uma tigela. Vamos usar a água para umedecer o polvilho (coloquei a medida nos ingredientes só para ter um parâmetro, pois pode ser que precise de um pouco mais ou um pouco menos de água). Misture com as mãos até ficar na textura da foto.
Você irá amassar um bolinho na mão e quando apertá-lo irá esfarelar. Esse é o ponto ideal. Caso ficou muito seco é só colocar um pouquinho mais de água. E se caso ficou úmida demais coloque um pouco mais de polvilho até chegar no ponto certo.
Coloque uma frigideira em fogo médio e espere ela ficar bem quente. Jogue uma pitada de polvilho úmido na mesma e quando ele começar a "pular" é sinal que podemos fazer nosso biju. Para  fazê-lo utilize uma peneira média ou grande (depende do tamanho da frigideira), no qual irá usar para polvilhar a nossa mistura na frigideira quente até cobrir o fundo dela. Quando as laterais estiverem se soltando é o momento certo para tirar.  Utilize o recheio que achar mais gostoso, pode ser doce ou salgado. Nesse biju eu utilizei creme de avelã! Hummmm! Já comi biju com manteiga no café da manhã fica uma delícia!

DICA: quando polvilhar o polvilho vai esfregando os dedos de forma circular na peneira. Cuidado para não fazer uma camada muito fina porque ela irá rachar, como aconteceu na foto. Vai na fé que depois uns quatro biju estará craque!


terça-feira, 8 de julho de 2014

Feijoada Vegetariana

Essa feijoada é uma maravilha pois contém muito ferro, proteína, varias vitaminas e sais minerais! Além de gostoso muito saudável! Vamos aos ingredientes!
Ingredientes
-2 xíc. de feijão preto
-1/2 xíc. de coentro picadinho
-1 beterraba
-1 berinjela
-1 cenoura
-1 batata
- 1/2 cebola picadinha
-5 dentes de alho
-noz-moscada (opcional)
-2folhas de louro
-sal a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela de pressão cozinhe o feijao preto. Para isso coloque o feijão na panela e cubra com água, cerca de 4 dedos, cozinhe por no mínimo 20 minutos, contando o tempo a partir do momento em que a pabela começar a chiar. Quando o feijão estiver cozido deixe a panela no fogo para engrossar o caldo e acrescente os legumes picados, o coentro, o louro, uma pitada de noz-moscada, sal e os temperos que quiser colocar. Mexa de vez em quando. Não precisa tapar a panela. Em uma outra panela refogue o alho e a cebola com óleo de girassol e coloque na panela do feijão com os legumes. Cozinhe até que os legumes estejam macios. E prontinho! Quem vê acha que é feijoada de carne mas não, é melhor que isso, bem mais nutritiva e com baixissimo teor de gordura!
Para acompanhar,  arroz integral e couve refogada com alho e óleo!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cural de Milho e Com o Bagaço Bolo Cremoso de Milho

Essa receita eu vi na TV no programa Mulheres da TV Gazeta é uma boa pedida para uma Festa Junina lembrando que agora é época de milho! E o legal desta receita é que não há desperdício, visto que utilizamos o bagaço do milho para fazer um bolo cremoso que lembra pamonha! hummm!!! Delícia! 
Vamos aos ingredientes!

Ingredientes do Cural:

-1L de leite
-8 espigas de milho
-2xíc. de açúcar ( para ficar mais saudável use o demerara ou o orgânico)
-200ml de leite de coco (no liquidificador coloque os pedaços de coco seco, cubra com água, bata e coe= leite de coco caseiro!)
-1 col. de sopa de manteiga ou margarina sem sal
-canela em

Modo de fazer:

Corte o milho da espiga, e bata no liquidificador com o leite, peneire e reserve o bagaço, já em uma panela, misture o açúcar, o leite de coco e a margarina, leve ao fogo alto e quando atingir fervura, diminua, mexa sempre sem parar. O segredo do ponto e sabor, esta no tempo de cozimento, que levara aproximadamente 50 minutos. Ficara com cheiro de milho cozido, coloração quase alaranjada e de consistência muito parecida com a de uma polenta. Coloque em um pirex bonito use na decoração canela em pó.

Com o Bagaço do milho vamos fazer um bolo cremoso delicioso!

Ingredientes do Bolo de Milho:

-bagaço das 8 espigas
-2 xíc. de leite
-2 xíc. de açúcar
-4 ovos
-4 col. de sopa de farinha de trigo
-4 col. de sopa de margarina ou manteiga sem sal
-200ml de leite de coco
-50g de queijo ralado
-1 col. de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma assadeira de mais ou menos 25cm untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido de 180ºC a 200ºC por mais ou menos 40 min. O bolo terá uma aparência cremosa lembrando uma pamonha!


Pão de "Queijo" Vegano

Que raio de nome é esse: pão de queijo vegano???? É eu também estranhei mais juro que é uma delícia!!!! Na verdade esta receita é uma adaptação para o pão de queijo tradicional, claro que na nossa versão não tem ovo e muito menos queijo!
Vamos aos ingredientes!

Ingredientes
-2 xìc. de polvilho doce
-1 xíc. de polvilho azedo
-3 xíc. de mandioquinha (batata baroa)
-2/3 xíc. de óleo de girassol
-1/2 xíc. de água morna
-sal a gosto



Modo de fazer:

Primeiro cozinhe a mandioquinha e amasse bem. Deixe-a amornar antes de usar, até você possa conseguir pegá-la na mão sem se queimar. Agora adicione todos os ingredientes e misture com as mãos até obter uma massa homogênea e com ponto de massinha de modelar. É opcional acrescentar ervas, semente de linhaça, orégano, semente de chia, etc. Faça bolinhos e coloque em uma forma untada com margarina e deixe assar em forno baixo até que estejam secos e com algumas rachaduras! Pode congelar. Rende 62 bolinhos pequenos.


Namastê!

Bolo de Uva-Passa, Maçã e Canela

Este bolo é vegano, pois não utiliza ovo e nem leite!
Vamos aos ingredientes:

Ingredientes
- 1 1/2 xíc. de farinha integral (pode optar por uma versão mais saudável usando 3 xíc. de farinha integral)
-1 1/2 xíc. de farinha branca
- 1 xíc. de óleo de girassol
- 2 xíc de açúcar mascavo
-400ml de leite de soja
- 1 col. de chá de fermento
- canela a gosto
- 1 xíc de maçã picada sem casca
-1/2  xíc. de uva-passa

Modo de fazer:

Juntar  em uma tigela o óleo e o açúcar mascavo misture bem e vai acrescentando só algumas colheres do leite de soja para dar "liga". Vai ficar um creminho homogêneo. Acrescente agora a farinha e enquanto mistura vai acrescentando o restante do leite de soja. A massa não pode ficar muito liquida. Agora mistura a canela, uva-passa e maçã, misture bem. Coloque o fermento por último e bata o bolo até você perceber algumas bolhas saindo da massa. Asse o bolo em uma forma retangular pequena durante 30 minutos na temperatura 180ºC.
*DICA: forno é que nem marido: cada um sabe do seu, cada forno tem um macete você vai ter que descobrir o seu. Pode ser que o bolo asse em menos tempo ou mais tempo o importante é nunca abri-lo antes de 20 minutos, no mínimo, porque o bolo pode murchar! Passado este tempo mínimo, com um garfo, fure massa. Se caso o garfo sair sujo é porque o bolo não está no ponto! Eu sempre digo que o segredo é esperar sentir o "cheiro do bolo"...

Namastê!